quinta-feira, outubro 16, 2008

ÁGUIAS DE SÃO MIGUEL DA SÉ


Águias de São Miguel da Sé fecharam portas.
Não sabia!? Eu também não!!!
Foi preciso passar pela antiga sede desta Associação, (Rua 5 de Outubro) e reparar nas obras que decorrem no edifício que agasalhava esta colectividade, para ficar a saber da sua extinção!?
COLECTIVIDADES ALBICASTRENSES
Castelo Branco é hoje uma cidade onde não faltam colectividades de carácter recreativo e desportivo. Das muitas associações existentes em Castelo Branco, subsistem algumas a que eu chamaria; Antigas Colectividades Albicastrenses, (colectividades que vão desaparecendo pouco a pouco) e outras mais recentes que designaria como; Colectividades pós 25 de Abril.
Se em relação às últimas parece não haver grandes dificuldades, podendo até dizer que o trabalho desenvolvido por estas associações, é bastante positivo e merecedor de aplausos, sendo igualmente justo referir o apoio que a nossa autarquia tem prestado a estas colectividades.
No entanto no que diz respeito às velhas colectividades a coisa é bastante mais complicada… Existiam até há pouco tempo na nossa cidade, (se a memória não me atraiçoa); Assembleia de Castelo Branco, Centro Artístico Albicastrense, (do qual sou sócio à cerca de 40 anos) Clube de Castelo Branco, Benfica de Castelo Branco, Águias de São Miguel da Sé e Desportivo de Castelo Branco.
Nos últimos anos, duas destas colectividades; Assembleia de Castelo Branco, (2000) e os Águias de São Miguel da Sé (2005) fecharam as portas, sem que qualquer albicastrense se preocupasse, (pelo menos assim parece) sobre o que terá levado ao encerramento de porta, ou sobre o destino que terá levado o património destas colectividades
.

ÁGUIAS DE SÃO MIGUEL DA SÉ(1950- 2005?)
A SUA HISTÓRIA

Após alguns contactos, consegui descobrir um quinhão da história desta velha colectividade albicastrense;
Os fundadores desta associação, começaram por se reunir em finais dos anos 40 na tasca do Júlio Marzia hoje conhecida, (que me desculpe o seu actual proprietário de quem sou amigo) pelo café do cabeça grossa, (situado junto ao Café Beirão).
As primeiras reuniões, decorreram nesta tasca onde lhes era cedido pelo Júlio, uma sala para reunirem no inicio dos anos 50 ganharam asas e abriram a sua primeira sede na rua Ruivo Godinho, (segundo ouvi perto do restaurante, “O Caçador”).
Teve como seu primeiro presidente; Zé Augusto Gama, também conhecido por “Zé Doutor”, em virtude de trabalhar num consultório médico. Na década de sessenta, mudaram a sua residência para a rua cinco de Outubro, (edifício da foto) e ali desenvolveram a sua actividade até à sua extinção.
Após a mudança da sede, esta associação tornou-se uma das mais populares a nível futebolística da nossa cidade, fazendo do futebol o seu emblema.
Inscrita no antigo “Inatel” (Organização fundada em 1935, como Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho – FNAT). Foi durante muitos anos, a associação mais representativa da nossa cidade, nas competições desportivas promovidas pelo Inatel.
Em 1974 ganhou a taça do Trabalhador, prova organizado pelo Inatel cuja final se realizou na Covilhã. Por ali passaram jogadores como, Irmãos Vaz, Augusto Nabais, Isidoro, Tomás, Aurélio, Henrique Silva, Zé da Costa, Irmãos Serra, Sávedra, Catarro, Quim e muitos outros, (Muitos destes jogadores viriam mais tarde a jogar no Benfica de Castelo Branco).
O período de ouro desta associação, foi sem dúvida os anos que vão de sessenta a oitenta, nestes anos passaram por sucessivas direcções desta colectividade, homens como Américo, Zé Benfica, (tragicamente desaparecidos num acidente de automóvel em 1973) Augusto Vaz, Augusto Nabais, e muitos e muitos outros.
Na década de 80, esta associação ganhou notoriedade na modalidade de atletismo, chegando a ter um bom lote de atletas que a representavam em provas por todo o país. Lembraria aqui o Viegas, antigo praticante e grande impulsionador do atletismo nos Águias de S. Miguel da Sé. Da década de 90 do século XX, e dos primeiros anos do século XXI, praticamente nada se sabe de interessante sobre a actividade dos Águias de São Miguel da Sé.
 INTERROGAÇÕES:
Mais que saber a quem cabem as responsabilidades, ou culpas desta extinção, interessa saber o que foi feito do seu património, (livros de actas, troféus, bandeira, estandarte, etc.).
Estará na posse de algum dos seus últimos dirigentes?
Foi depositado em lugar seguro?
Apelava a estas pessoas para depositarem o património existente, (por menor que seja) nas entidades oficiais, pois só assim será possível escrever o passado dos Águias de São Miguel da Sé, e evitar que o tempo apague a história e o esforço de muitos albicastrenses que dedicaram parte do seu tempo a esta colectividade e aos albicastrenses.
O Albicastrense

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:28

    Já rebentou Sr. Veríssimo? Já o calaram?

    Deixwe criticar à vontade

    ResponderEliminar
  3. O comentário anulado, tinha sido erradamente colocado por mim num post que nada tinha a ver com o assunto.
    O mesmo foi colocado (segundo penso) no post a que diz respeito.
    Ao seu distinatário as minhas desculpas.
    O Albicastrense

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:24

    TODAS AS COLECTIVIDADES SÃO IMPORTANTES E ESTA TEVE O SEU TEMPO
    MAS É DEMAIS A VIVEREM DE SUBSIDIOS E SEM GRANDE ESPIRITO ASSOCIATIVO
    MUITAS VIVEM COM PROBLEMAS CRIADOS POR DENTRO
    O CLUBE O CENTRO ARTISTICO OS AMIGOS DO ALHEIO VÃO DANDO OS SEUS GOLPES BAIXOS QUE RARAMENTE CAEM DA POLICIA
    DAÍ QUE ALGUMAS DEVIAM SER FUNDIDAS PARA EVITAREM DE ER FOD..... é tempo de acabarem com capelinhas de angriação de subsidos
    devia ser feito um inventário

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:11

    É SÓ COLECTIVIDADES DO CHAPEU NA MÃO
    DEPOIS DÃO NO QUE DÃO
    SE AFUNDÃO COM A DIRECÇÃO

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:49

    http://memoriarecenteeantiga.blogspot.com/
    isto é que é serviço púbico

    ResponderEliminar
  7. Caro Amigo, também sou "filho" do Cansado. Minha mãe, ainda reside por lá (meu pai, faleceu recentemente) e vou procurar umas fotos de uma equipa que andou pelos "futebóis" do síto pela dácada de 70 (Sporting do Cansado) Abraços.
    Júlio Vaz de Carvalho

    vazdecarvalho65@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. A real data de fundação do águias de s. miguel da sé é 1948. Aqui segue um link com uma noticia de 2006 que dá conta do 58º da coletividade, o que significa que a mesma não terminou em 2005, mas talvez somente no ano seguinte, ou quem sabe até mais tarde. https://arquivo.pt/wayback/20060128131356/http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distrito=&concelho=&op=opiniao&n=711ed411e8586e71b7702297d3d8bef7

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...