quinta-feira, outubro 23, 2008

PLACAS TOPONÍMICAS DA MINHA CIDADE



As velhas placas toponímicas de granito, que durante muitos e muitos anos foram afixadas nas nossas ruas, e que nos anos cinquenta tiveram como suas sucessoras as placas toponímicas de mármore, tiveram como filiação nos últimos tempos, as placas toponímicas feitas de chapa de ferro, conforme se pode ver nas fotografias aqui apresentadas.
Independentemente de ser discutível o aspecto estético das novas placas, a sua qualidade deixa igualmente muito a desejar, como aliás, é visível nas fotografias tiradas por mim no Bairro do Valongo.
Não sei quem começou esta filiação de placas toponímicas em metal!? Nem tal tem relevância para o caso, o que eu sei, é que o titular do nome, (esteja ele onde estiver) não merecerá que depois de terem colocado o seu nome numa placa destas, as letras possam começar a desaparecer pouco a pouco, ao ponto de uma qualquer rua designada por Rua António Carvalho, possa começar a designar-se por outro nome em virtude de ter perdido o “V”. Os motivos para a deterioração destas placas são vários… porém não vou aqui disseca-los, porque o objectivo deste post não e esse, mas antes lançar aqui um desafio aos nossos autarcas. Como já aqui afirmei por diversas vezes, desloco-me com alguma frequência à cidade de Abrantes onde tenho familiares, na minha última visita a esta cidade verifiquei que as placas toponímicas ali existentes são de azulejos, (bem bonitas por sinal) como mais uma vez as fotografias tiradas por mim demonstram.
Ao presidente da nossa autarquia Joaquim Morão lançava aqui um desafio:
Porque não imitar os autarcas de Abrantes, que dão continuidade a uma velha tradição daquela região, (placas toponímicas em azulejos) e voltarmos às velhas placas de granito tão típicas na nossa cidade, ao longo de tantos e tantos anos?
O Albicastrense

3 comentários:

  1. Anónimo21:34

    Placas é com sR- eNG DAMASO

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:39

    O granito é para pavimentar os largos,jardins, ruas, praças, etc. não há stock para fazer as placas

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:45

    Exmo.Senhor
    Eu estive a ler o seu comentário relativo as placas em chapa de ferro,e gostaria de lhe informar que essas placas dão problemas porque a empresa que as fêz quis imitar as chapas esmaltadas,só por dizer que se esqueceu é que não pode utilizar vinil ou autocolantes porque com o Sol e chuva as letras comecam a sair todas.
    Se for chapa esmaltada eu garanto-lhe que dura + de 40 anos e não sai nenhuma letra porque essas placa são cozidas a 850ºC no forno.
    Pode ver no site www.placasesmaltadas.com
    É pena estes paraquedistas que andam a enganar as juntas de freguesias e camâras municipais com materiais de plástico e vinil.
    Cumprimentos
    Luis Filipe

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...