quarta-feira, outubro 06, 2010

HOSPITAL DE SÃO FRANCISCO XAVIER

OPINIÃO
Já aqui disse por variadas vezes, que o blog " Castelo Branco o Albicastrense " tem como principal vertente falar de Castelo Branco. No entanto, como o seu autor não tem palas nos olhos que o impeçam de ver o que se passa ao seu redor, sempre que se justifique (o que aliás já aconteceu várias vezes), poderei falar aqui de situações que pense serem merecedoras de serem divulgadas, quer no bom ou no mau sentido. É muito comum ouvirmos este ou aquele, bater nesta ou naquela instituição, acrescentando logo de seguida, que na terra do beltrano ou sicrano é que as coisas funcionam como deve de ser. É igualmente comum darmos porrada nesta ou naquela instituição pela prestação um mau serviço, porém, quando as situações correm como devem correr, facilmente argumentamos que eles estão lá para isso.
Vem esta conversa a propósito de uma situação que aqui quer divulgar; encontro-me há alguns dias fora de Castelo Branco, (pois estou na casa do filhote a passar meia dúzia de dias e de onde estou a publicar este post), quando menos se esperava, senti-me mal e tive que recorrer ao Hospital de São Francisco Xavier para saber qual era o problema. Fui às urgências deste hospital público, (eu disse público!), contei o meu problema no balcão e esperei cerca de 10 minutos na sala de espera; fui chamado para saberem da gravidade do meu problema (senha verde), voltei para a sala de espera; cerca de cinquenta minutos depois, estava perante um jovem médico.
Fui observado de forma exemplar por esse médico; que de imediato, mandou que me fizessem um electrocardiograma
, análises, raio X (ou chapa aos pulmões como antigamente de dizia) e por fim, uma sessão de aerossol, para poder respirar melhor. Nova espera; cerca de hora e meia depois, tinha o resultado na mão. No total; em pouco mais de três horas, tinha o diagnóstico do meu problema. Mas não é tudo! Durante esse tempo caíram nas urgências deste hospital, dezenas e dezenas de pessoas que vinham do Amadora-Sintra, cujas urgências tinham sido inundadas no dia anterior. Meus amigos!… Dizia no início deste post, que temos a obrigação de denunciar situações de mau funcionamento ou negligência, (o que aliás aqui faço com muita regularidade sobre o dia-a- dia da nossa cidade).
Pois desta vez, quero "denunciar" o bom trabalho realizado por todo pessoal do referido hospital, que me assistiu e dizer a alguns profetas da desgraça, que o nosso Serviço Nacional de Saúde está bem e se recomenda.
Por fim; ao doutor Ricardo Bernardo, (que não conheço, nunca visto em lado nenhum, que dificilmente voltarei a ver e que nunca irá ler este post) o meu BEM-HAJA, pela forma dedicada e interessada como tratou o autor deste blog.
O Albicastrense

5 comentários:

  1. Anónimo10:07

    antes de mais rápidas melhoras
    pois é preciso saúde para tratar da saúde a esta malandragem
    só pensam na saúde da carteira deles
    dos boys amigos dos amigos do amigo do nosso amigo
    pagamos e bem para a nossa saúde e merecemos. Só não merecemos por vezes é ser tratados como numeros quando não animais
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  2. Caro Robin dos Bosques

    Felizmente estou muito melhor.
    Dentro de alguns dias estarei como novo.
    Bem-haja pelas suas palavras.

    ResponderEliminar
  3. Carlos Vale03:53

    Em primeiro lugar, a continuação das melhoras. Ainda bem que assim aconteceu. E,quando assim acontece é justo o reconhecimento. Diga-se, que neste sector da Saúde são frequentes os louvores. Eu próprio sou testemunha de bons exemplos.
    Contudo, nos tempos conturbados que vivemos, é justo lembrar que o Serviço Nacional de Saúde é uma conquista do 25 de Abril,que já foi considerado o 12º melhor do mundo e ainda é um dos melhores.
    Tendo em conta o momento grave que vivemos, também, a cobiça das "aves de rapina" que só têm olhos para o lucro que o sector pode dar é bom lembrar que foi a democracia que proporcionou esta admirável conquista. O Direito à Saúde.
    A vantagem, está bem evidenciada nas palavras do Veríssimo, a quem desejo uma rápida recuperação.
    Penso que compreendem o objectivo desta mensagem.É um Direito porque vale a pena lutar. Um abraço.
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  4. Amigo Carlos Vale.

    Não podia estar mais de acordo com o que dizes. As tais "aves de rapina" de que falas, não estarão nunca interessadas no nosso bem estar. Antes pelo contrário! Estarão sempre... (mas, mesmo sempre) interessadas em destruir o que ainda temos, para depois poderem aparecer como salvadores da saúde dos português e encher as carteiras.
    Quanto à minha saúde, está muito melhor.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:44

    Vila Viçosa dá apoio sério e genuino BAIXA IMPOSTOS a quem trabalha
    Por cá o esbanjamento do costume e nada
    mais uns milhares de euros para as obras do metro que liga a camara quartel ao quartel camara
    assim é que é e deve ser
    rica coisa publica
    robin dos bosques

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...