(1790 - 186?)
Deve ter nascido por volta de 1790, em 1821 foi este ilustre e ilustrado albicastrense deputado às cortes, e ai apresentou uma Memoria acerca de compáscuos, que ele declara ter feito para bem de toda a agricultura do pais, mas especialmente a favor da Comarca de Castelo Branco. A cópia deste trabalho cheio de erudição existe no arquivo municipal de Castelo Branco no livro das Ordens e Provisões de
Em e de Abril de 1821 tomou posse do lugar de juiz de fora da Guarda, lugar que conservou até 5 de Junho de 1832. Em 1827 foi despachado corregedor para Torres Vedras, mas não chegou a tomar posse deste cargo porque o governo de D. Miguel lhe anulou o despacho. Depois da queda do governo absoluto foi Governador Civil de Viseu e da Guarda.
Em 25 de Fevereiro de 1830 foi eleito pela Câmara Municipal de Castelo Branco para exercer o lugar de juiz do povo, lugar que teve por varias vezes. Foi provisoriamente, em 1834 corregedor de Castelo Branco (logo depois de proclamada aqui a constituição politica de reino). Em 1846 governou o distrito de Castelo Branco, mas teve que emigrar para Herrera “Espanha” em consequência da agitação politica dessa época.
Por varias vezes, desempenhou neste distrito cargos de eleição popular, fazendo sempre distinta figura não só pela sua ilustração como pela honradez. Tinha felicíssima e aguda memoria a ponto de citar de pronto leis, decretos, provisões com suas datas, a propósito de qualquer ponto jurídico.
Terá falecido
“Recolha de dados;
"Monografia de Castelo Branco de António Roxo".
"Monografia de Castelo Branco de António Roxo".
Sem comentários:
Enviar um comentário