sábado, julho 05, 2008

IGREJA DE S. JOSÉ OPERÁRIO

“ALGUNS DADOS REFERENTES À SUA CONSTRUÇÃO”

- A Igreja de S. José Operário foi começada em 1 de Março de 1959.
- As obras importaram em 900 contos; com mobiliário ultrapassaram os mil contos.
- Tem capacidade. Incluindo o coro, para cerca de mil pessoas.
- Da parede de fundo à empena da entrada mede 32 metros.
- A torre, que mede 17 metros, tem acesso por ponte que parte da arrecadação ao nível do coro.
- O pavimento, com passadeira de mármore, é de tacos de mogno.
- Ficará com dois sinos – Um dos quais já na torre, com peso de 280 quilos.
- O altar é de mármore; e um só para afirmar, com mais concretização, a unidade paroquial.
- O projecto foi da autoria do Arquitecto Barata Roxo.
PS. Foram construtores, Marçal Carrega e 
José P. Monteiro
O Albicastrense

4 comentários:

  1. A igreja do meu bairro. Sendo moderna acho-a de boa arquitectura e de muy buena construção. Faltou falares na cave onde havia sessões de teatro, onde me estreei na muy distinta arte da representação (mascarado é claro) fazendo de pintainho numa peça infantil. Andava na altura na escola do Castelo. Só mais tarde nos mudamos para o Cansado.
    Após o 25 de Abril assisti aí a algumas reuniões da Associação de moradores em que o meu Amigo era muito interviente. Tempos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Batista.
    Olha já me tinha esquecido desses pormenores.
    Tens razão tempos...
    Mas deixa acrescentar, "Bons" tempos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:05

    nao e' a igreja dos fradinhos?eu costumava ir la ver a saida das miudas aos domingos

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo.

    O seu comentário fez-me recuar no tempo.
    Também eu tinha esse hábito aos domingos. No entanto esta fotografia diz respeito à Igreja do Cansado, e não dos Fradinhos.
    Porém o ritual era o mesmo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...