domingo, fevereiro 06, 2011

DO BAÚ PARA O BLOGUE

CENTO E OITENTA E UM ANOS DEPOIS.....
No dia 7 de Fevereiro de 1791 (reinado de D. Maria I), a edilidade albicastrense reunida em sessão, tomou conhecimento do teor de uma mensagem procedente do General de Província, na qual se ordenava que fossem preparados alojamentos, para alojar 25 praças de cavalaria, que haviam de constituir o primeiro barracão do que havia de ser o Regimento de Cavalaria, que Sua Majestade acabava de criar na cidade de Castelo Branco.
A vereação deliberou de imediato, que fosse construído, na Devesa, um Quartel, ficando o custo da edificação a expensas do Povo da cidade e do seu termo.
Resta acrescentar que na década de oitenta do século passado (ou seja cerca de 181 depois), o exercito abandonou a nossa cidade e o velho quartel ficou às aranhas. No início do século XX, a nossa autarquia mandou abaixo alguns dos velhos barracões para ali construir a nova biblioteca da cidade (em boa hora o fez), e restaurou quatro dos antigos barracões.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo15:48

    Bem que podia ter ido tudo abaixo...

    ResponderEliminar

A RUA DA MINHA ESCOLA – (IX)

(ESCOLA DO BONFIM)                               O que sabemos nós da rua da nossa escola primária?    (Rua do Bonfim)         ...