quinta-feira, julho 06, 2017

ANTIGOS ESTABELECIMENTOS DA TERRA ALBICASTRENSE

A história de muitos dos antigos estabelecimentos da terra albicastrense, já foi narrada numa fantástica publicação da associação comercial e Industrial de Castelo Branco.
O livro da autoria de Leonel  Azevedo, é uma obra que documenta a história comercial e industrial da terra albicastrense, entre 1911 e 1940.
Hoje recordo aqui, “A Popular”. Loja que terá sido inaugurada em 1912, conforme de pode ler na notícia publicada no jornal “A Pátria Nova”.
Este estabelecimento tal como diz a notícia, poderá ter sido o antecessor dos atuais centros comerciais, pois como podemos ver na imagem, ali vendia-se um pouco de tudo. 
Resta acrescentar que este Joaquim Martins Bispo Júnior, era filho  dum irmão do pai do meu avô, portanto, meu tio avô. Chegou a ser presidente da autarquia albicastrense.
JORNAL  "A  PÁTRIA  NOVA"
SEMANÁRIO REPUBLICANO
(Sai às quintas - feiras)
Castelo Branco 30 de Maio de 1912.      
              Oficina de  composição  e impressão:                
TYPO - GRAPHIA SILVA, de Cristiano Silva Júnior,
 19, Praça de Republica, 21–Castelo Branco

“A POPULAR”
O nome de Joaquim Martins Bispo Júnior, acaba de registar o nome do seu estabelecimento, que se domina "A Popular".
Também registou a sua firma comercial que passa a ser Joaquim Martins Bispo. O estabelecimento d’este nosso amigo é digno de ser visitado pelo publico, pois ali encontrará  tudo n’uma boa disposição, com géneros e produtos de primeira ordem.
É um belo estabelecimento de dois andares, o primeiro do género que aparece na nossa cidade. O nosso amigo Bispo, que é um homem de largas vistas e de magnificas iniciativas, não se intimidou perante aquele velho aphorismo de  Castelo Branco – “não se faz nada”.
Merece o nosso amigo Bispo o melhor aplauso por ter dotado a cidade com tão importante melhoramento. Muito desejamos vê-lo prosperar, para que possa dentro em pouco montar todas as secções comerciais que, segundo o seu projeto, serão em número de quinze.
PS.O poste está escrito tal como foi publicado em 1912
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Fui informado por um albicastrense que eu estaria enganado quanto ao grau de parentesco deste meu antigo familiar.
    Segundo esse albicastrense, ele seria meu primo em 6º grau e não meu tio-avô.
    O esclarecimento aqui fica, assim como o meu bem-haja pela informação.

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...