domingo, março 29, 2009

A MINHA CIDADE



Zona Histórica
de
Castelo Branco
Nas minhas caminhadas pela zona histórica da nossa cidade tenho tido a preocupação de tentar saber o que por ali se passando, e ao mesmo tempo ajuizar do andamento dos trabalhos que por ali decorrem.
Na ultima vez que por ali deambulei fui informado por pessoa moradora nesta zona da nossa cidade, que a nossa autarquia teria adquirido o velho prédio que a fotografia número um documenta.
Tentei saber qual o destino que a nossa autarquia irá dar a este velho e degradado prédio, porém de concreto nada consegui descobrir, logo… só me resta especular sobre os rumores que ouvi no local.
Os ecos têm duas versões:
Um diz que a velha casa, é para mandar abaixo. Outro que é para instalar na velha casa após restaurada, um serviço de apoio á zona histórica.
Rumores à parte… conhecendo eu toda esta zona, não tenho duvidas sobre a hipótese que gostaria que a nossa autarquia levasse adiante.
Na ultima recuperação da velha muralha na rua Vaz Preto, foi possível derrubar alguns casebres ai existentes, (tal como a foto número dois demonstra), e voltar a tornar visível parte da nossa velha muralha.
Voltando à fotografia número um nela podemos ver que esta casa agora adquirida pela nossa autarquia, está ligada a um pequeno torreão da velha muralha, e que por detrás desta casa ainda existem vestígios da muralha que em tempos ligava este torreão a uma das portas da antiga vila albicastrense. O derrube desta casa iria permitir que o que resta da velha muralha situada na rua de Vaz Preto ficasse toda ela visível e pudesse ser restaurada.
Se for para ali instalar algum serviço de apoio á nossa zona histórica também não deixa de ser interessante, embora preferisse de longe que a aposta fosse mais arrojada e apostasse na primeira suposição.
Certezas quando ao que acabo de escrever não tenho, porém, se a ideia for uma das aqui descritas não posso deixar de dar os parabéns aos responsáveis por esta belíssima ideia na primeira hipótese, e menos boa na segunda. No entanto… tal como diz o outro!… “Certezas só no fim do jogo”. Também aqui é preciso esperar para sabermos se tudo o que se ouve corresponde de facto á verdade, ou se estamos perante mais uma nuvem de fumo para nos cegar a todos.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Nuno Farinha21:41

    Sem outros factos em conhecimento, eu concordo com a demolição, até porque nem é assim tão comum ver torreões, além que essa parte da muralha, atrás do governo civil, é das maiores secções da mesma à vista na cidade.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...