quarta-feira, março 18, 2009

AVENIDA NUNO ÁLVARES



Nos últimos dias alguns visitantes deste blog, têm aqui confidenciado nos seus comentários, a possibilidade dos nossos autarcas se estarem a preparar para meter os caterpillars na Av. Nuno Álvares e mutilar a nossa mais bela Avenida!… Não é a primeira vez que tais rumores soam pela nossa cidade… a questão é saber-se onde acaba o boato e começa a realidade.
Fazendo o papel do mafarrico perguntava o seguinte:
Será que tudo isto não passa de uma atoarda lançada por certas forças, com vista a poder ganhar proveitos nas próximas eleições autarcas na nossa cidade?
Será que existe mesmo um projecto para tornar a nossa mais bonita avenida, uma avenida iguaizinha a tantas e tantas outras?
Ou será que na casa grande da nossa cidade, a maluquice se apoderou do juízo de alguns autarcas albicastrenses, e os transformou em gente sem noção de que o moderno nem sempre é aprazível e o velho nem sempre é desengraçado.
Não é a primeira vez que este assunto aqui é colocado, porém, acreditando ou não nesta hipotética desgraceira, o melhor é estarmos de olho bem aberto para não sermos surpreendidos por aqueles que elegemos para nos defenderem a nós e à nossa cidade, façam precisamente o contrário.
Se tal desgraceira se vier a concretizar!… é sinal que os albicastrenses endoideceram de vez, e se estão borrifando de uma vez por todas para a sua cidade, ou então que não aprendemos nada com as desgraças cometidas por alguns dos vendilhões, que habitaram a casa grande da nossa cidade.
Em finais do século XVIII alguns dos vendilhões que então mandavam na nossa querida cidade, venderam pedra a pedra parte das paredes da velha muralha, que circundava a nossa cidade para que alguns pudessem construir casas particulares com essa pedra!… tal monstruosidade ainda hoje é lembrada na nossa história local.
A hipotética chacina da avenida Nuno Álvares, tal como a conhecemos hoje, será sem qualquer dúvida uma violação e uma malvadez, de igual tamanho ao praticado em finais do século XVIII, os seus mentores podem ter a certeza que ficarão no nossa história, como aqueles que mutilaram, estropiaram e esquartejaram a mais bela avenida da cidade de Castelo Branco.
O Albicastrense

11 comentários:

  1. Anónimo00:06

    Luís Norberto Lourenço enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

    Venham à luta!S/ anomimato,de cara destapada.Somos homens ou ratos (estão dispensados de responder)E q tal hotel pago pela autarquia (todos nós) p/a militante PSD,de confiança (c/o?) do Presidente PS p/a frequentar Mestrado?N queriam tb?E escolas primárias s/ auxiliares!Até 20Abr.

    Blogue: República, Democracia e Laicismo
    Mensagem: Concursos e Albigecos (I)
    Hiperligação: http://republicalaica.blogspot.com/2009/03/concursos-e-albigecos-i.html

    --

    ResponderEliminar
  2. Anónimo04:41

    O mal está nos que só falam depois do mal acontecer. O que falaram agora, vêm um um pouco atrasados, mas ainda a tempo. Do outro lá da linha de CF é visivil um tunel que vinha parar junto ao liceu. Agora há outro plano diferente mas com implicações na avenida. Está tudo ligado ao Projecto da Estação. Quem tira aproveitamentos políticos e outros são os que têm a mão na massa...Lembrem-se dos concursos albigécos e outros. Um escândalo..Bom, Já falei de mais.. Embora não acredite em bruxas mas que há, há...Mexam-se e deixem de fazer cócegas ao leão que ainda podem levar uma dentada. Não venham queixar-se só depois de acontecer: olhem para o exemplo do Pólis. Quem é amigo. quem é?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:08

    Há dias referi-me ao trocadilho gostos e desgostos relativamente ao Largo da Sé. Hoje vou tentar ser mais sério.
    Esta política não consubstancia conceitos de pulcritude, mas antes inconfessados interesses económicos e compadrios políticos.
    A ocorrer o deita abaixo da avenida é, para além dum atentado
    urbanístico sem precedentes, uma acção que envolverá fortes interesses económicos.
    Para voltar aos "gostos", acrescento ainda que poderá tratar-se apetites rasteiros em bicos de pés...
    Um Abraço
    João Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:21

    Toda a gente diz mal, diz mal....mas todos votam nele!?!
    Que grandes babecos...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:51

    Quem diz mal? Essa do dizer mal é geralmente oriunda de gente mentalmente comprada e de pensamento pequeno.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:26

    E MAIS HOJE DIA DA NOSSA CIDADE EU A PENSAR QUE O GRANDE LIDER DO PS LOCAL E PR DA CAMARA IA INAUGURAR O PARQUE DE SANTA INGRACIA JUNTO AO ARQUIVO DISTRITAL
    MAS NÃO
    REPAREM VAI BENJER O MINI PARQUE DA ESCOLA DA SNR DA PIEDADE
    O QUE ELE FAZ PARA APARECER EM MAIS 2O FOTOS NOS JORNAIS LOCAIS
    QUE VIVAM OS PARQUES E OS PASSARÕES

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:27

    Uma vergonha esta febrite de inaugurações.Ele pensa que está an Idanha. Castelo Branco o reino dos parolos e da pimbada regional.
    O parque da Piedade foi inaugurado mas as obras da Escola não. Essas não são prioridade para o sr. presidente Salazar, digo Joaquim, deixando as crianças em péssimas condições lectivas.
    As crianças não são a prioridade da geração politíca deste edxecutivo ? e os parques infantis? Uma vergonha.
    Com o meu voto Jamais!
    Um cidadão desiludido

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:32

    Babeco? No dicionário não existe.
    Mas está lá: Babélico, que é o mesmo que desordenado; confuso.
    Que deve ser o estado do anónimo!
    Como babeco não está no dicionário, vou propor que passe estar da seguinte forma:
    BABECO, pessoa que não tem opinião nem sentido critico; amorfo; oco, que não tem miolo ou medula; Maria-vai-com-as-outras.
    Cada um tem o que merece!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:46

    Sou Mauro Oliveira Fevereiro, sou brasileiro da cidade de São Paulo - Capital. É triste ver um património que representa muita para história de Portugal, ser destruído sem que ninguém faça nada, é um absurdo. Exijo meus direitos em nome de minhas origens. Isto é falto de respeito.

    ResponderEliminar
  10. Caro Mauro Oliveira.
    È com grande prazer e muita alegria, que verifico que este blog é visitado por alguém que encontra tão distante de Castelo Branco e de Portugal… mas, que ao mesmo tempo está tão perto dos nossos problemas.
    Bem-haja pelo seu apoio e carinho demonstrado por nós.

    O Albicastrense

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:05

    O anónimo do Babeco confunde verdade com dizer mal e vem com o paleio do costume.
    O que faz falta na sociedade é capacidade critica, intervenção e participação.
    Boçalidade já há muita...
    Zé Enganado

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...