quarta-feira, março 18, 2009

AVENIDA NUNO ÁLVARES



Nos últimos dias alguns visitantes deste blog, têm aqui confidenciado nos seus comentários, a possibilidade dos nossos autarcas se estarem a preparar para meter os caterpillars na Av. Nuno Álvares e mutilar a nossa mais bela Avenida!… Não é a primeira vez que tais rumores soam pela nossa cidade… a questão é saber-se onde acaba o boato e começa a realidade.
Fazendo o papel do mafarrico perguntava o seguinte:
Será que tudo isto não passa de uma atoarda lançada por certas forças, com vista a poder ganhar proveitos nas próximas eleições autarcas na nossa cidade?
Será que existe mesmo um projecto para tornar a nossa mais bonita avenida, uma avenida iguaizinha a tantas e tantas outras?
Ou será que na casa grande da nossa cidade, a maluquice se apoderou do juízo de alguns autarcas albicastrenses, e os transformou em gente sem noção de que o moderno nem sempre é aprazível e o velho nem sempre é desengraçado.
Não é a primeira vez que este assunto aqui é colocado, porém, acreditando ou não nesta hipotética desgraceira, o melhor é estarmos de olho bem aberto para não sermos surpreendidos por aqueles que elegemos para nos defenderem a nós e à nossa cidade, façam precisamente o contrário.
Se tal desgraceira se vier a concretizar!… é sinal que os albicastrenses endoideceram de vez, e se estão borrifando de uma vez por todas para a sua cidade, ou então que não aprendemos nada com as desgraças cometidas por alguns dos vendilhões, que habitaram a casa grande da nossa cidade.
Em finais do século XVIII alguns dos vendilhões que então mandavam na nossa querida cidade, venderam pedra a pedra parte das paredes da velha muralha, que circundava a nossa cidade para que alguns pudessem construir casas particulares com essa pedra!… tal monstruosidade ainda hoje é lembrada na nossa história local.
A hipotética chacina da avenida Nuno Álvares, tal como a conhecemos hoje, será sem qualquer dúvida uma violação e uma malvadez, de igual tamanho ao praticado em finais do século XVIII, os seus mentores podem ter a certeza que ficarão no nossa história, como aqueles que mutilaram, estropiaram e esquartejaram a mais bela avenida da cidade de Castelo Branco.
O Albicastrense

11 comentários:

  1. Anónimo00:06

    Luís Norberto Lourenço enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

    Venham à luta!S/ anomimato,de cara destapada.Somos homens ou ratos (estão dispensados de responder)E q tal hotel pago pela autarquia (todos nós) p/a militante PSD,de confiança (c/o?) do Presidente PS p/a frequentar Mestrado?N queriam tb?E escolas primárias s/ auxiliares!Até 20Abr.

    Blogue: República, Democracia e Laicismo
    Mensagem: Concursos e Albigecos (I)
    Hiperligação: http://republicalaica.blogspot.com/2009/03/concursos-e-albigecos-i.html

    --

    ResponderEliminar
  2. Anónimo04:41

    O mal está nos que só falam depois do mal acontecer. O que falaram agora, vêm um um pouco atrasados, mas ainda a tempo. Do outro lá da linha de CF é visivil um tunel que vinha parar junto ao liceu. Agora há outro plano diferente mas com implicações na avenida. Está tudo ligado ao Projecto da Estação. Quem tira aproveitamentos políticos e outros são os que têm a mão na massa...Lembrem-se dos concursos albigécos e outros. Um escândalo..Bom, Já falei de mais.. Embora não acredite em bruxas mas que há, há...Mexam-se e deixem de fazer cócegas ao leão que ainda podem levar uma dentada. Não venham queixar-se só depois de acontecer: olhem para o exemplo do Pólis. Quem é amigo. quem é?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:08

    Há dias referi-me ao trocadilho gostos e desgostos relativamente ao Largo da Sé. Hoje vou tentar ser mais sério.
    Esta política não consubstancia conceitos de pulcritude, mas antes inconfessados interesses económicos e compadrios políticos.
    A ocorrer o deita abaixo da avenida é, para além dum atentado
    urbanístico sem precedentes, uma acção que envolverá fortes interesses económicos.
    Para voltar aos "gostos", acrescento ainda que poderá tratar-se apetites rasteiros em bicos de pés...
    Um Abraço
    João Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:21

    Toda a gente diz mal, diz mal....mas todos votam nele!?!
    Que grandes babecos...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:51

    Quem diz mal? Essa do dizer mal é geralmente oriunda de gente mentalmente comprada e de pensamento pequeno.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:26

    E MAIS HOJE DIA DA NOSSA CIDADE EU A PENSAR QUE O GRANDE LIDER DO PS LOCAL E PR DA CAMARA IA INAUGURAR O PARQUE DE SANTA INGRACIA JUNTO AO ARQUIVO DISTRITAL
    MAS NÃO
    REPAREM VAI BENJER O MINI PARQUE DA ESCOLA DA SNR DA PIEDADE
    O QUE ELE FAZ PARA APARECER EM MAIS 2O FOTOS NOS JORNAIS LOCAIS
    QUE VIVAM OS PARQUES E OS PASSARÕES

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:27

    Uma vergonha esta febrite de inaugurações.Ele pensa que está an Idanha. Castelo Branco o reino dos parolos e da pimbada regional.
    O parque da Piedade foi inaugurado mas as obras da Escola não. Essas não são prioridade para o sr. presidente Salazar, digo Joaquim, deixando as crianças em péssimas condições lectivas.
    As crianças não são a prioridade da geração politíca deste edxecutivo ? e os parques infantis? Uma vergonha.
    Com o meu voto Jamais!
    Um cidadão desiludido

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:32

    Babeco? No dicionário não existe.
    Mas está lá: Babélico, que é o mesmo que desordenado; confuso.
    Que deve ser o estado do anónimo!
    Como babeco não está no dicionário, vou propor que passe estar da seguinte forma:
    BABECO, pessoa que não tem opinião nem sentido critico; amorfo; oco, que não tem miolo ou medula; Maria-vai-com-as-outras.
    Cada um tem o que merece!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:46

    Sou Mauro Oliveira Fevereiro, sou brasileiro da cidade de São Paulo - Capital. É triste ver um património que representa muita para história de Portugal, ser destruído sem que ninguém faça nada, é um absurdo. Exijo meus direitos em nome de minhas origens. Isto é falto de respeito.

    ResponderEliminar
  10. Caro Mauro Oliveira.
    È com grande prazer e muita alegria, que verifico que este blog é visitado por alguém que encontra tão distante de Castelo Branco e de Portugal… mas, que ao mesmo tempo está tão perto dos nossos problemas.
    Bem-haja pelo seu apoio e carinho demonstrado por nós.

    O Albicastrense

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:05

    O anónimo do Babeco confunde verdade com dizer mal e vem com o paleio do costume.
    O que faz falta na sociedade é capacidade critica, intervenção e participação.
    Boçalidade já há muita...
    Zé Enganado

    ResponderEliminar

CURIOSIDADE DO PASSADO

ACONTECIMENTOS DE OUTROS TEMPOS   No dia 10 de setembro de 1887, em reunião administrativa do conselho, foi decidido convocar todos os indiv...